Apostila Concurso SEDUC MA

A Secretaria de Estado de Gestão e Previdência do Maranhão (SEGEP) lançou o edital nº 001/2015 para realização de concurso público, destinado ao preenchimento de 1.500 vagas e formação de cadastro reserva com 300 classificados para o cargo de Professor do Quadro Permanente da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC. A execução do concurso é de responsabilidade da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA – FSADU.

As vagas são para Professores das disciplinas: Arte, Atendimento Educacional Especializado, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Instrutor de Libras, Instrutor de Libras, Língua Estrangeira – Espanhol, Língua Estrangeira – Espanhol, Língua Estrangeira – Inglês, Matemática, Química, Revisor de Braille, Sociologia e Transcritor de Braille. No edital, estão previstas vagas para candidatos com deficiência na maioria das áreas docentes.

Apostilas Disponíveis para Venda do Concurso da SEDUC – MA:

http://www.apostilasopcao.com.br/apostilas/1592/2847/seduc-ma/comum-a-todos-os-cargos.php?afiliado=5439

     Conteúdo (de acordo com o edital):

    Conhecimentos Gerais – Tópicos relevantes e atuais das áreas de política, economia, sociedade, educação, tecnologia, Energia, desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e ambiental, segurança pública, Combate à corrupção, ecologia e suas vinculações históricas. Atualidades referentes ao Estado do Maranhão.

    Língua Portuguesa – Compreensão e interpretação de textos verbais, não-verbais, informativos, publicitários e literários. Textualidade: coesão e coerência. Funções da linguagem. A intertextualidade na leitura e na produção de textos. Tipologia textual. Variação linguística: emprego da linguagem formal e informal. Aspectos morfossintáticos e semânticos da língua: emprego das Classes de palavras, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, ocorrência de crase, pontuação gramatical e estilística. A semântica e estilística da frase: noção de conotação, denotação, polissemia, sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, ambiguidade, figuras de linguagem.

    Noções de Informática – Noções de operação de Microcomputadores. Sistema operacional Windows 7, 8 ou superior. Microsoft Office (Word, Excel, Access e PowerPoint) 2003, 2010 ou superior. Conceitos browsers de internet. Correio Eletrônico. Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso. Noções hardware e de utilização de softwares.

    Fundamentos da Educação – Paradigmas da Educação. A função social da escola. O projeto político-pedagógico da escola. A sala de aula e a prática pedagógica: currículo escolar, planejamento e avaliação, interação professor/aluno, recursos didáticos. Interdisciplinaridade e Transversalidade: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, cultura étnico-racial, trabalho e consumo. Desafios da Educação Brasileira: analfabetismo, evasão, repetência, qualidade de ensino. Formação e valorização do professor. Gestão Democrática da Educação. Evolução histórica da Educação Brasileira.

    Legislação Básica da Educação – Princípios da Administração Pública; Emenda Constitucional nº 53/2006; Lei nº 11.494/2007; Lei 9394/96 e suas alterações (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); Decreto Federal nº 5.154/2004; Lei nº 6.107/94 Estatuto do Servidor Público Estadual; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos e Responsabilidades dos Servidores Públicos, Regime Disciplinar; Lei nº 9860/2013 – Estatuto do Magistério.

    E Conhecimentos Específicos de cada área.

    Os aprovados e convocados para nomeação irão atuar na Educação Básica do Sistema Estadual de Ensino, com lotação em unidades nas zonas rurais e urbanas. O ingresso se dará na classe A, referência 1, que dá direito a R$ 4.985,44 de remuneração, para cumprimento de jornada de 40 horas por semana, sob o regime jurídico Estatutário.

    As inscrições podem ser feitas nos endereços www.fsadu.org.br e www.sousandrade.org.br, no período entre 14 e 29 de novembro de 2015. Valor da taxa de inscrição: R$ 70,00.
    As provas escritas objetivas, com duração de quatro horas, serão realizadas nas cidades maranhenses de São Luís, Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz e Pinheiro, de acordo com escolha feita pelo candidato no ato da inscrição, na data provável de 20 de dezembro de 2015, com divulgação de gabarito um dia depois. Os conteúdos da prova serão Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa, Noções de Informática, Fundamentos de Educação e Legislação Básica da Educação, além dos conhecimentos específicos para cada área docente.

    Também haverá prova de títulos, para todos os candidatos não eliminados na prova objetiva. de caráter apenas classificatório, mediante entrega de cópia dos documentos autenticada em cartório.
    O prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da homologação oficial final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Estado do Maranhão.
     

    Elisa Oliveira

    Website:

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *