Apostila PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA – LÍNGUA PORTUGUESA – Concurso SEDUC / MA

Apostila para concurso público da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC/MA), para o cargo de Professor da Educação Básica – Língua Portuguesa. São 215 vagas com remuneração de R$ 4.985,44 com carga horária de 40 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível superior.

As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico da Fundação Sousândrade,www.fsadu.org.br no período de 14 de novembro de 2015 a 29 de novembro de 2015. A taxa de inscrição é de R$ 70,00.

A prova está prevista para ser realizada no dia 20 de dezembro de 2015.

 Conteúdo (de acordo com o edital):

Conhecimentos Gerais – Tópicos relevantes e atuais das áreas de política, economia, sociedade, educação, tecnologia, Energia, desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e ambiental, segurança pública, Combate à corrupção, ecologia e suas vinculações históricas. Atualidades referentes ao Estado do Maranhão.

Língua Portuguesa – Compreensão e interpretação de textos verbais, não-verbais, informativos, publicitários e literários. Textualidade: coesão e coerência. Funções da linguagem. A intertextualidade na leitura e na produção de textos. Tipologia textual. Variação linguística: emprego da linguagem formal e informal. Aspectos morfossintáticos e semânticos da língua: emprego das Classes de palavras, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, ocorrência de crase, pontuação gramatical e estilística. A semântica e estilística da frase: noção de conotação, denotação, polissemia, sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, ambiguidade, figuras de linguagem.

Noções de Informática – Noções de operação de Microcomputadores. Sistema operacional Windows 7, 8 ou superior. Microsoft Office (Word, Excel, Access e PowerPoint) 2003, 2010 ou superior. Conceitos browsers de internet. Correio Eletrônico. Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso. Noções hardware e de utilização de softwares.

Fundamentos da Educação – Paradigmas da Educação. A função social da escola. O projeto político-pedagógico da escola. A sala de aula e a prática pedagógica: currículo escolar, planejamento e avaliação, interação professor/aluno, recursos didáticos. Interdisciplinaridade e Transversalidade: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, cultura étnico-racial, trabalho e consumo. Desafios da Educação Brasileira: analfabetismo, evasão, repetência, qualidade de ensino. Formação e valorização do professor. Gestão Democrática da Educação. Evolução histórica da Educação Brasileira.

Legislação Básica da Educação – Princípios da Administração Pública; Emenda Constitucional nº 53/2006; Lei nº 11.494/2007; Lei 9394/96 e suas alterações (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); Decreto Federal nº 5.154/2004; Lei nº 6.107/94 Estatuto do Servidor Público Estadual; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos e Responsabilidades dos Servidores Públicos, Regime Disciplinar; Lei nº 9860/2013 – Estatuto do Magistério.

Conhecimentos Específicos – A LINGUAGEM E A COMUNICAÇÃO HUMANA: As concepções de linguagem: linguagem como expressão do pensamento; Linguagem como instrumento de comunicação e linguagem como interação; As funções da linguagem; Língua, fala e discurso; Dialeto padrão e variedades Linguísticas; Níveis de Linguagem; Língua oral e língua escrita; História externa da língua portuguesa: origem e evolução; Constituição do léxico português; Características do português no Brasil; Componentes da língua: fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático; Processo de formação de palavras em português; Estrutura das palavras; Processos sintáticos: regência, concordância e colocação pronominal; Aspectos estilístico-semânticos da linguagem. LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: Leitura parafrástica e leitura polissêmica. Os textos: descritivo, narrativo e dissertativo. Textualidade: coesão e coerência A coordenação e subordinação. Intertextualidade, hipertextualidade e apropriações discursivas/textuais. Recursos argumentativos. LINGUAGEM E LITERATURA: Conceito de literatura. Os níveis de significação da palavra: denotação e conotação. Os gêneros literários. As linguagens da literatura: poema, texto narrativo e teatro. A literatura portuguesa e brasileira: contexto sócio-histórico e análises de textos nos diversos estilos literários. Trovadorismo. Humanismo. Classicismo. Quinhentismo. Barroco. Arcadismo. Romantismo. Realismo (Naturalismo/Parnasianismo). Simbolismo. Pré-Modernismo. Modernismo (fases). Literatura contemporânea.

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Elisa Oliveira

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