Gestão de Projetos

OGerenciamento de Projetos é uma área da Administração que foi formalizada apenas na década de 60, época em que as organizações reconheceram a importância de um trabalho organizado para projetos. Essa área representa um grande desafio atual para as mudanças que ocorrem no mundo.

Quando um gestor conhece e entende o que é um projeto existe a confiança de um gerenciamento planejado e profissional.

PMI – Project Management Institute, cujo fundador Jim Snyder foi um dos cinco profissionais a discutir sobre o gerenciamento dos projetos da NASA, é uma das principais instituições relacionadas ao gerenciamento de projetos. Os profissionais da área são orientados pelo código de ética e de conduta profissional, tornando-a mais confiável e respeitada. De acordo com o Guia PMBOK, produzido pela PMI, um manual que contém um conjunto de normas para os profissionais dessa função:

 um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.

Geralmente, os projPlanejamento de Gestão de Projetosetos tem data de início e fim, assim como prazos e metas que devem ser cumpridos. Mas, isso não é uma regra, pois seus resultados foram feitos para durar anos. Um exemplo de projeto, pode ser antigo, como as pirâmides do Egito (2780 a.C.) ou recente, como a construção de Brasília. Há projetos menores como campanhas para cargos políticos, construção de edifícios, organizar festa de casamento, planejamento para passar no concurso público, etc. Cada projeto é único, apesar de alguns seguirem os mesmos elementos, sempre terão sua singularidade. Projetos criam:

 

» produtos acabados ou peças de outros itens;
» serviços de suporte à produção ou distribuição de algo;
» resultados, por exemplo, o conhecimento adquirido de um projetos de pesquisa.

Objetivo do Gerenciamento de Projetos

O gerenciamento de projetos tem por objetivo administrar adequadamente as atividades do projeto, por meio de habilidades, conhecimentos, técnicas e instrumentos eficazes para o seu sucesso. Esse gerenciamento é feito por meio de 42 processos agrupados em 5 grupos:

» Iniciação
» Planejamento
» Execução
» Monitoramento e controle
» Encerramento

Dentro disso, é necessário verificar e detectar os requisitos, os desejos, os anseios, as preocupações dos membros durante a realização, assim como analisar as limitações divergentes do projeto. Essas restrições serão identificadas pelos gestores. A medida que o projeto for evoluindo é possível ter mais detalhes sobre ele afim de melhorá-lo.

 

Saiba mais
Empresas sujeitas a um ambiente competitivo, consequentemente passarão por mudanças grandes e rápidas. Elas precisam estar prontas para inovar os seus projetos. Isso é feito por meio de um gestor que tenha atitude, conhecimento e prática sobre a sua profissão.

 

Tipos de Gerenciamento

As empresas, geralmente, de grande porte fazem o gerenciamento de programas, gerenciamento de portfólios e escritório de projetos (logo mais, veja como funciona esses tipos de gerenciamento). Para isso, os gerentes trabalham numa hierarquia:

» Portfólio
» Programa
» Projeto
» Subprojeto

Gerenciamento de Portfólios

Nesse gerenciamento é feito a junção de projetos ou programas e outros procedimentos com o objetivo de atingir a eficácia no gerenciamento e os resultados esperados da estratégia empresarial. Esses projetos ou programas podem não ser dependentes entre si, mas interagem em prol da organização. O gerenciamento de portfólios possui etapas que fazem com que eles atinjam os objetivos estratégicos da organização, bem como a alocação de recursos.

Gerenciamento de Programas

São grupos de projetos relacionados e coordenados adequadamente que não teriam os mesmos benefícios e controle se fossem gerenciados individualmente. Quando trabalha-se com o gerenciamento de programas sempre haverá projetos dentro dele, mas não necessariamente, um projeto fará parte de um programa. No programa, os projetos estarão relacionados aos resultados e a capacidade do conjunto. Assim, os projetos estarão em ações interdependentes que podem ser a resolução de limitações e conflitos dos recursos que prejudicarão o trabalho, o alinhamento das estratégias organizacionais que podem atingir os objetivos e a resolução dos problemas com a estrutura de liderança compartilhada.

Saiba mais
Os projetos são feitos, geralmente, em busca de atingir os objetivos estratégicos de uma organização. Eles obedecem os planos estratégicos que são: procura por parte do mercado consumidor, oportunidade/necessidade estratégica do negócio, pedido do cliente, mudanças na tecnologia, exigências legais. Tanto gerenciamento de programas, quanto portfólios estão baseados em um planejamento estratégico.

 

Escritório de Projetos (Project Management Office, PMO)

É o local ou a pessoa responsável por fazer o gerenciamento concentrado e corretamente coordenado dos projetos. Os projetos gerenciados pelo PMO sempre serão gerenciados em conjunto. As funções do PMO variam, sendo tanto de suporte a gestão de projetos, quanto a total gestão do mesmo.

O principal objetivo do PMO é dar apoio aos gerentes de projetos ajudando-os no gerenciamento de recursos de todos os projetos, definir as melhores técnicas para gerenciar, fazer uma total supervisão, monitorar de acordo com a política organizacional, bem como desenvolver e gerenciar as documentações e políticas relacionadas ao projeto, além de organizar um sistemas eficaz de comunicação entre projetos e outros. Apesar de existir um apoio, há diferenças entre as funções que o gerente de projetos e o PMO executam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *