Liderança

Conceito de Liderança

Preocupação de extrair o máximo das competências e habilidades do indivíduo e de grupos. A existência de liderança nos grupos empresariais, é um aspecto que influencia no desempenho das organizações. Até mesmo porque, essa influência é algo que ajuda na abertura de empresas e no desenvolvimento de um plano de negócios. Reconhecido como um dos principais papéis do administrador, o ato de liderar lembra a ideia de comando, ou seja, o controle exercido por um determinado indivíduo sobre seus seguidores. Geralmente, algumas características são encontradas no líder, como: confiança, solidez, sensatez, sobriedade, ética e outros.

A liderança influencia, motiva e conduz as pessoas e a organização.

Uma situação muito comum no interior das organizações, é o fato de existirem funcionários trabalhando com tarefas divididas de acordo com os respectivos cargos que exercem. Entretanto, alguns contratempos que fogem do conhecimento deles podem surgir no cotidiano empresarial, sendo necessária, para tanto, a figura de um líder para direcionar a equipe, buscando soluções para o problema, com eficiência e agilidade nos processos.

A liderança não é como a Direção que se preocupa com o cumprimento de normas e com a racionalidade. Direção é formal, burocrática e está fundamentada na estrutura organizacional (Reinaldo Silva).

Tipos de Liderança

Para que a liderança fosse eficaz dentro de uma organização, seria necessário, de acordo com estudos pioneiros do caso, a existência de duas vertentes, uma chamada consideração (relacionada aos aspectos humanos, e o líder deveria apresentar um nível alto desse aspecto, para um satisfatório relacionamento e comunicação) e outra chamada estrutura (relacionada aos aspectos técnicos, onde o líder exerceria um alto papel ativo no direcionamento do grupo e no planejamento das ações).

Com base nesses estudos, outros modelos de liderança eficaz surgiram, fazendo com que o líder buscasse, por meio de treinamento, adquirir tais habilidades.

Pode-se identificar a capacidade de liderança em uma pessoa, pela combinação de algumas de suas características pessoais. Para tanto, existem alguns tipos de liderança conhecidos, como:

Liderança Coercitiva

Baseada no temor, esse tipo de liderança é caracterizada pela influência por coerção, ou seja, o poder de influenciar através de uma punição, ou também pelo cargo exercido pelo líder.

Liderança Controladora

Periodicamente, esse tipo de liderança utiliza do poder de coerção, mas o que realmente prepondera no estilo, é a capacidade de se apoiar no poder de posição e de recompensa, de maneira sutil, manipulando materialmente ou emocionalmente o subordinado.

Liderança baseada na especialização

A capacidade técnica do líder é o que mais influencia nesse estilo, pois o grupo aceita tal liderança, porque a mesma serve de guia para seus membros.

Liderança referencial

Os traços da personalidade do líder é o diferencial nesse tipo de liderança. O indivíduo é admirando por seus seguidores pela seu “carisma”, conferindo-lhe capacidade de influência sobre os mesmos.

Objetivos da Liderança

Um dos aspectos mais importantes para o processo de liderança é a comunicação, ou seja, a capacidade de transmitir uma mensagem com clareza e exatidão aos liderados. Para se identificar um bom nível de eficiência nesse processo, vale medir a consecução de metas executadas pelo líder, a partir do ponto de vista organizacional, ou do próprio grupo.

Para que haja uma percepção acentuada do que acontece no grupo, é necessário que a liderança seja potente e aja de maneira apropriada. Para que a liderança seja bem sucedida, não existem fórmulas ou segredo do sucesso.

Para tanto, existem alguns objetivos a serem alcançados por esse processo, permitindo uma influência sobre a produtividade, rotatividade e, principalmente, satisfação com o trabalho executado. As lideranças nas organizações pretendem:

  • Apresentar a importância que cada funcionário tem dentro da empresa, para que os objetivos sejam alcançados;
  • Promover satisfação pessoal e profissional ao funcionário;
  • O líder deve estimular os funcionários a buscarem o desempenho dentro de suas funções;
  • Gerar um cumprimento das normas da organização;
  • As opiniões contraditórias devem ser levadas em consideração, trabalhadas, para que se obtenha compromisso com as metas da própria organização;
  • Criar um sistema de recompensas e incentivos pelas tarefas bem executadas.

O líder não é capaz, por si só, de determinar o andamento dos eventos dentro de uma empresa. Para isso, é necessário que haja interatividade com as reações dos liderados, com a natureza das atividades e, consequentemente, de seus objetivos, além da estrutura organizacional.

Teorias da Liderança

Confira as principais teorias da liderança:

Traços de Personalidade

Conjunto de características pessoais que fazem um líder: vigor, postura, inteligência, empatia, persistência, motivação.

Estilo de Liderança

Estilos comportamentais : autoritária , liberal e democrática (White e Lippit)

Situacionais de Liderança

Existem vários tipos de liderança que ocorrem em momentos distintos e circunstanciais.

Grid Gerencial

Combina orientação para produção e para pessoas e é a sinergia de interesses entre a tarefa e o relacionamento.

Teoria 3D

Orientação para eficácia gerencial, na medida em que soluciona problemas.

Sistema de Administração de Pessoas

São as variáveis internas, aliadas à visão paternária. Composto por tomada de decisão, comunicações, sistema de interação e sistema de recompensas e punições aliada ao relacionamento interpessoal.

Liderança Situacional

É a visão polivalente, com base na gestão por competência. Inclui o saber e o querer.

As teorias X e Y (McGregor) também se aplicam a liderança.

Métodos de Liderança

Coação: baseia-se na disciplina;

Sugestão: baseia-se no sentimento;

Persuasão: baseia-se na razão.

Estilos de Liderança

Para cada tipo de organização, existe um conjunto de características ideais esperadas do grupo de funcionários, de acordo com os objetivos propostos.

Liderança Autocrática

Ênfase apenas no líder, onde ele toma todas as decisões. O foco está voltado totalmente para o trabalho, cumprimento de metas e responsabilidades individuais, de acordo com a distribuição de tarefas.

Liderança Democrática

Ênfase nos subordinados e no líder, em que o grupo participa ativamente das decisões. O foco, neste caso, está voltado para os relacionamentos entre os indivíduos da organização, para suas opiniões.

Liderança Liberal ou Laissez-faire

Ênfase nos subordinados, pois as decisões são transferidas para o grupo.

Estudos recentes apontam para a possibilidade de se compatibilizar tarefas e pessoas, onde, de acordo com as pesquisas de Blake e Mounton, existem 5 tipos de líder, como:

Líder-Tarefa

Esse tipo de líder age com o intuito de controlar e centralizar as suas preocupações somente com a produção, não dando importância às pessoas. Ele utiliza a autoridade para alcançar resultados satisfatórios.

Líder-Pessoas

Preocupação do líder direcionada às pessoas, buscando sempre harmonia entre os relacionamentos, por vezes, sacrificando a eficiência e a eficácia do trabalho realizado.

Líder Negligente

Esse tipo de líder não se preocupa nem com as pessoas, nem com o trabalho. Ele revela uma postura passiva, provavelmente não garantindo sua permanência na organização.

Líder Meio-Termo

O líder meio-termo tem preocupação média, tanto com as pessoas, tanto com a produção. Ele busca um equilíbrio entre a disposição dos funcionários e os resultados obtidos.

Líder- Equipe

O líder-equipe tem máxima preocupação tanto com a produção, quanto com as pessoas. Ele enxerga o trabalho em equipe como a única maneira de se alcançar os objetivos. A participação e a interação entre os subordinados, com objetivos comuns, são estimuladas.

Baseado nos teóricos, esse estilo (Líder-Equipe) de compatibilidade seria o mais ideal para que os objetivos das organizações fossem cumpridos. Porém, na prática, o que se revela é que não são em todos os casos que esse estilo de liderança é indicado para que os resultados sejam atingidos de maneira eficiente e eficaz.

Um conceito bastante associado à liderança, e que você poderá conferir no site, é sobre a Motivação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *